Vinhos em Temperatura Ambiente: Como Consumir da Forma Correta

de Wine em Casa em February 11, 2022

Degustar um bom vinho é uma atividade apreciada por pessoas do mundo inteiro, mas muitos pontos são importantes de considerar para que a degustação seja realmente agradável. Um deles é a temperatura de serviço, ou seja, a temperatura ideal que cada vinho tem para ser servido.

Apesar da temperatura de serviço indicada, muitos consumidores preferem apreciar o vinho em sua temperatura preferida, mesmo que não seja a mais indicada. Não há problema nenhum em fazer isso, mas é importante saber que para que o vinho atinja suas características plenamente e seu potencial de aromas e sabores, é necessário seguir a indicação de temperatura.

Mais especificamente, se tratando de consumir o vinho a temperatura ambiente, é importante ter em mente de que esta pode variar de acordo com a região onde estiver, isso porque, naturalmente, algumas regiões são mais frias ou mais quentes que outras. Um vinho tinto, por exemplo, é ideal para ser consumido à temperatura ambiente em regiões ou dias frios, mas em um dia quente, a experiência pode não ser muito agradável.

Deixar os vinhos gelados demais também não é ideal, pois a temperatura muito baixa pode “esconder” os aromas e sabores da bebida. Quando a bebida tem seus principais aspectos perdidos, ela acaba ficando descaracterizada e, consequentemente, a experiência da degustação se torna também desagradável.

Em geral, o ideal é que os tintos leves sejam consumidos a uma temperatura de 14º a 16ºC, enquanto tintos encorpados e vinhos fortificados de 16º a 18ºC, já os vinhos brancos, rosés e espumantes possuem uma temperatura de serviço mais baixa: rosé de 8ºC, brancos de 6º a 12ºC e brancos doces e espumantes de 6ºC. Os vinhos rosés, brancos e espumantes dependem de uma temperatura mais baixa para concentrar melhor suas características, especialmente sua acidez.

Entretanto, deixar a bebida por muitos dias na geladeira também não é indicado, pois gradativamente a rolha irá ressecar, devido à umidade, causando a entrada de ar, que pode levar à oxidação da bebida. Portanto, uma dica é armazenar seu vinho em ambiente com temperatura amena e somente colocar na geladeira momentos antes de beber, para que este atinja a temperatura ideal, se necessário.