Vinhos e Chocolates: Saiba Como Harmonizar

de Wine em Casa em December 27, 2021

É conhecimento geral que tanto o vinho como o chocolate possuem propriedades que podem ser muito benéficos à nossa saúde, isso quando consumidos sabiamente, sem excessos. O vinho possui propriedades que auxilia na circulação e na oxigenação sanguínea, enquanto o chocolate tem propriedades anti-inflamatórias e que podem ajudar a produzir endorfina e dopamina.
Além da harmonização de vinhos com chocolate ser uma experiência genuinamente agradável, é também uma ótima forma de impressionar quem se ama, unido esses dois aliados em uma romântica surpresa. Mas o mais importante para que a experiência seja realmente agradável é importante saber como harmonizar o alimento com a bebida, então aqui estão algumas dicas preciosas.
Como em qualquer harmonização, aqui é importante saber equilibrar os sabores do vinho com o do chocolate. Num geral, o vinho pode ser mais doce que o chocolate em alguns casos, mas nunca o contrário. Assim, chocolates doces devem ser consumidos em conjunto com vinhos doces e suaves, como os vinhos de sobremesa, enquanto chocolates amargos podem ser consumidos em conjunto com vinhos mais encorpados para equilibrar o sabor.
Um chocolate mais concentrado em cacau (de 50 a 70%) é mais amargo e possui menor índice de gordura e açúcar, para combinar com um vinho, escolha um vinho encorpado e aromático que possua alto teor de açúcar residual, como por exemplo um tinto de sobremesa.
O chocolate ao leite é ideal para ser consumido com vinho licoroso, pois estas bebidas são encorpadas e fortificadas, além de manter o açúcar natural da fruta em seu processo de fermentação. Estes vinhos também são mais concentrados em teor alcoólico, portanto, é necessário ser cauteloso no momento do consumo.
Vinhos secos devem ser consumidos com chocolates com alta concentração de cacau (de 75% ou mais), pois estes também são mais fortes, de modo a acompanhar a força do vinho. Cabernet Sauvignon ou Syrah passados por barril de carvalho são ótimas opções para acompanhar estes chocolates.
Tanto os vinhos como os chocolates são apreciados em diversos momentos entre os brasileiros, então por que não combiná-los?