Vinhos do Porto: Conheça Esta Bebida Prestigiada

de Wine em Casa em January 20, 2022

Você já ouviu falar nos Vinhos do Porto? Esse estilo de vinhos é exclusivamente produzido na Região Demarcada do Douro, localizada no norte de Portugal. Estes vinhos, famosos no mundo todo e muito prestigiados, são fortificados e contam, em sua elaboração, com a adição de aguardente vínica no mostro no momento de sua fermentação, o que faz com que estes vinhos tenham caráter adocicado com graduação alcoólica elevada, geralmente entre 19% e 22%.

Os Vinhos do Porto foram criados em meados do século XVII por negociantes ingleses, que escolheram a região do Douro por produzir vinhos ricos e potentes, e adicionaram a aguardente como forma de conservar o vinho para que este chegasse até a Inglaterra sem ter sua qualidade comprometida. Dentre as dezenas de cepas de uvas utilizadas para a produção do Vinho do Porto, destacam-se Tinta Roriz (Tempranillo), Touriga Nacional e Touriga Franca.

Existem diversas variedades destes famosos vinhos:

Ruby – Esta variedade de Vinhos do Porto tende a ser intensos e adocicados, de coloração vermelha escura. Os vinhos Ruby são envelhecidos em barris de carvalho por dois ou três anos antes de estarem prontos para consumo.

Tawny – Os Vinhos do Porto Tawny são elaborados das mesmas uvas que os Ruby, porém, passa maior tempo de envelhecimento. Após os dois ou três anos em barris de carvalho, os vinhos Tawny são transferidos para tonéis menores, de modo a ter mais contato tanto com a madeira quanto com o ar. Em seu aroma e sabor nota-se mais notas de carvalho e sua coloração é de um vermelho mais claro. Alguns podem passar cerca de 10 a 40 anos envelhecendo nos tonéis.

Branco – Estes são produzidos com uvas brancas, ao invés das tintas tradicionais, tende a ser uma bebida jovem de caráter bastante frutado. São envelhecidos em tanques por pouco tempo antes da comercialização, alguns podem, ainda, ser envelhecidos em barris de carvalho, se dividindo em: Lágrima (mais doce), Meio Seco e Dry.

Reserva – São os produzidos com safra de qualidade selecionada, podendo ser branco ou tinto. O processo de envelhecimento é determinado pelo produtor, mas necessita de no mínimo 7 anos em barris de carvalho.

Vintage – Esta é a variedade mais nobre dos Vinhos do Porto, são elaborados de safras de qualidade excelente e pelas melhores vinícolas. São envelhecidos por dois anos em barril e, em seguida, são envelhecidos em garrafa, o que garante características únicas. São bebidas intensas, ricas em taninos, com aroma frutado e floral.

E então, pronto para saborear um Vinho do Porto?