Vinhos da Primavera: as principais escolhas para refrescar os dias quentes

de Wine em Casa em December 04, 2021

Não é segredo aos consumidores de vinhos que cada situação pede um vinho específico, da mesma forma, cada estação com suas particularidades e especificidades necessita de um vinho apropriado para saboreá-los da melhor forma possível. A estação das flores chega todos os anos nos trazendo sensações leveza, alegria e frescor, proporcionando uma diversidade de ocasiões para consumo de diferentes vinhos. Um exemplo dos tipos de vinhos favoritos para a estação é o vinho Rosé, estes elaborados vinhos produzidos a base de uvas como Grenache, Merlot, Carignan, Mourvèdre, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, por exemplo, trazem frescor e acidez aliados a taninos macios e uma leveza que combinam perfeitamente com as cores e sensações da primavera.
Outro queridinho da primavera justamente por seu frescor é o espumante. Os espumantes a base de blends de Pinot Noir e Chardonnay são os preferidos dentre os espumantes para a época florida. Suavidade e leveza são características específicas dessas bebidas que, com sua baixa concentração de álcool, acidez ideal e sabor levemente adocicado, proporcionam sensações deliciosas ao paladar para o clima típico primaveril.
E não para por aí, os vinhos brancos também são uma ótima escolha para esta estação. Feitos através de uvas brancas como Chardonnay ou Sauvignon Blanc, os vinhos brancos que não envelheceram por muito tempo em madeira são as melhores opções para a primavera. Estes vinhos brancos preservam a acidez natural das uvas que garantem um frescor ideal para o clima quente que a estação traz.
Para quem imagina que vinhos tintos e primavera não combinam, a novidade é que tintos leves podem sim ser uma boa opção. Uvas como Pinot Noir, Carménère e Merlot são escolhas boas para os dias de primavera por possuírem uma leveza e taninos agradáveis ao paladar. Mas cuidado, opte por vinhos de baixo teor alcoólico e que não tenham sido envelhecidos em madeira, a fim de preservar sua acidez e garantir o frescor desejável. Além disso, a bebida pode ser servida a uma temperatura mais resfriada que o usual, na média dos 14ºC e 16ºC.
Comidas frescas e programas ao ar livre são ótimas opções para acompanhar estes vinhos na estação florida do ano.