Talvez você seja aquela pessoa que até pensa em apreciar um bom vinho, mas não sabe por onde começar pois acha tudo muito complicado e cheio de regras. Mas quer saber um segredo? Nós estamos aqui para descomplicar e te ajudar nesse pontapé inicial.
Nesse post iremos te dar algumas dicas básicas de como saber qual tipo de vinho combina com você e com algumas ocasiões básicas. Se você é novato vamos começar pelo começo, você precisa existem 3 tipos de vinhos inicialmente e são eles: Tinto, Branco e Rosé.
O Vinho Tinto é um dos mais consumidos ao redor do mundo e também o mais tradicional, são vinhos mais encorpados e de coloração escura, como vermelho rubi ou roxo. Recomenda-se beber esse tipo de vinho em temperatura ambiente. Se você prefere algo mais equilibrado e uma boa acidez, esse é o tipo de vinho pra você. Um vinho ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas, pizzas e queijos escuros. Já o Vinho Rosé é um intermediário entre o Vinho Tinto e o Vinho Branco, um pouco mais leve e refrescante, também produzido com uvas de coloração escura como o vinho tinto, mas que devido ao seu processo de fermentação acabam soltando um pouco de tinta, formando a coloração Rosé. Ou seja, é um vinho mais divertido e descontraído, ideal para quem não tem muito costume e quer começar a apreciar um bom vinho. Ideal para acompanhar carnes brancas, peixes e queijos brancos. E por último, temos o Vinho Branco que como o nome já diz, é produzido a partir de uvas brancas e de coloração clara. Um vinho um pouco mais refrescante que o vinho tinto mas possui uma acidez maior, porém muito refrescante e recomenda-se beber ele em temperatura gelada. É um vinho ideal para acompanhar saladas, aperitivos, queijos moles e sobremesas.
Agora que você já se familiarizou um pouco com os tipos de vinhos, um ponto importante nesse início é você entender o que vai consumir, ou seja ler o rótulo de seu vinho. A nomenclatura de um vinho é composta por: produtor, marca, região, uva, tipo de vinho e por fim, o volume. O produtor geralmente fica em destaque no rótulo, referindo-se a vinícola em que o vinho foi produzido. A Marca muitas vezes é utilizada para diferenciar os vinhos que são produzidos pelas vinícolas. A região é onde o vinho foi produzido, em nosso site você pode contar com a ajuda das bandeirinhas em cada vinho, onde você fica por dentro em que país esse vinho foi produzido. A uva é a variedade de uva que foi utilizada na produção, alguns vinhos podem ter mais de uma variedade. O tipo de vinho é o que conversamos no início, se é um vinho tinto, rosé ou branco. E o volume refere-se ao volume líquido em cada garrafa. No começo pode parecer tudo muito confuso, mas o segredo é não ter medo de experimentar! Aqui na Wine em Casa, procuramos sempre deixar as informações claras e objetivas em nossas descrições, para que você tenha todas as informações que precisa na hora de levar o vinho para sua casa! Separamos uma lista com os melhores vinhos tintos, rosés e brancos para você não perder mais tempo e começar agora sua jornada no imenso mundo dos vinhos! Clique aqui e se divirta!