Vinho e sobremesa, será que formam boa dupla?

de Wine em Casa em November 30, 2021

O que seria de um aniversário sem um bolo ou um filme sem aquele brigadeiro para acompanhar? E se você está aqui, é porque certamente gosta de um bom vinho para ser seu companheiro em todos os momentos. Acertei, não é mesmo? Mas será que doces e sobremesas combinam com vinhos? Nesse post você confere a resposta!
Como nós já falamos aqui, existe uma regra básica de harmonização; vinhos leves, harmonizam com pratos leves e vice-versa, o cuidado que você precisa ter é para um não sobrepor o outro. Se você não leu ainda nosso post sobre, clique aqui para se familiarizar.
Quando o assunto são doces e sobremesas a regra também é a mesma, você precisa ter cuidado para um não anular o outro, por isso nós estamos aqui, para simplificar sua vida e te inspirar a viver experiências únicas com uma boa taça de vinho.
Falando sobre sobremesas à base de chocolate, você precisa harmonizar com vinhos encorpados e tânicos, como por exemplo os vinhos tintos. Nossa dica é que você opte por tintos das uvas Syrah e Cabernet Sauvignon.
Se sua escolha for por sobremesas onde as frutas predominam, então você deve harmonizar com vinhos suaves com toques frutados, como por exemplo os espumantes. Além de refrescância, os sabores irão se encontrar e te proporcionar uma agradável sensação. Não se esqueça, para esse estilo deve-se beber sempre gelado ok?
Agora, se você preparar uma sobremesa onde o sabor será predominante doce, como bolos recheados, por exemplo, os vinhos brancos são a sua melhor escolha. A dica de ouro é que você sirva o vinho branco gelado nesses casos, o frescor e a refrescância do vinho vai harmonizar perfeitamente com o teor de açúcar da sobremesa.
Por fim, você já conhece os vinhos licorosos? Eles são ideais para sobremesas e doces, então você pode escolhê-los sem medo!
Seja um aniversário ou um momento descontraído, aquela sobremesa sempre caí bem e ainda mais se for acompanhada por um vinho delicioso. Como sempre falamos por aqui, nossa ideia é que com as dicas certas você possa viver essa experiência aí em sua casa de uma forma totalmente descomplicada!
Em cada estilo que falamos por aqui deixamos uma lista destacada, é só você clicar no estilo que deseja e escolher o seu.
Então para responder a pergunta do início, sobremesas e vinhos formam sim uma ótima dupla!