Vinho de rolha e vinho de “rosca”, existe diferença?

de Wine em Casa em November 19, 2021

Talvez você já tenha feito esse questionamento na hora de escolher seu vinho, mas será que existe uma diferença entre os vinhos de rolha e os vinhos de tampa de rosca? Nesse post, nós iremos explicar a diferença de cada um. 

Falando um pouco da história da rolha primeiramente, nos primórdios do universo do vinho ela era feita de vidro, o que dificultava um pouco a conservação e por ser um material mais frágil também. A rolha de cortiço surgiu no século XVII para melhorar a conservação dos vinhos, o material é extraído a partir de uma árvore conhecida como Sobreiro. Durante seu processo de fabricação, a rolha passa por etapas de esterilização rigorosa, atingindo altas temperaturas até chegar na forma exata que encontramos nas garrafas. Uma solução que se firmou inovadora para a época. 

Já a rolha de tampa rosqueada surgiu tempos depois com o intuito de tornar ainda mais prático a experiência de quem aprecia um vinho. Além de ser feita de outros materiais como plástico, aço ou até mesmo alumínio, esse tipo não precisa de saca rolha, por exemplo. 

Mas então, existe uma diferença entre elas? Um é melhor do que o outro?

Para você entender melhor, a diferença é significativa digamos assim, pois um vinho de rolha terá uma melhor guarda comparado ao outro, além de ser um material biodegradável que contribui com a preservação da natureza, uma vez que não é feita de materiais como plástico por exemplo. 

Já as tampas de roscas geralmente são utilizadas para vinhos mais jovens, que não necessitam de amadurecimento em garrafa ou guarda. Prezam pela praticidade e consumo imediato. O que pode ser uma vantagem para alguns. 

Então, em geral, essa briga é meramente ilustrativa. Pois você pode encontrar vinhos de altíssima qualidade e que são de tampas de rosca. Como você pode encontrar os vinhos mais tradicionais que são de rolha. Simples assim! 

Aqui na Wine em Casa, queremos descomplicar sua vida, fique à vontade e descubra em cada rótulo, uma experiência única! 

Agora que já desvendamos esse mistério para você, não perca mais tempo e escolha já o seu vinho, clicando aqui!