Vinho Branco para risoto? Saiba qual é o melhor!

de Wine em Casa em October 20, 2021

Você já pensou em fazer aquele delicioso risoto, suculento, cremoso, mas na hora ficou em dúvida qual é o melhor vinho branco para utilizar? Então, seus problemas acabaram!
Nesse post você confere as melhores dicas para arrasar em seu seu risoto.
Um prato clássico e que agrada a gregos e troianos, quando você pensa em risoto já vem logo em mente um bom vinho como ingrediente. É fundamental que você saiba que o vinho certo vai tornar sua receita ainda mais deliciosa e especial.
Começando pelos risotos à base de frutos do mar e peixes, você precisa escolher um vinho branco com a uva Sauvignon Blanc, que irá harmonizar de forma excelente sua receita. Esse vinho contém a acidez perfeita, que irá combinar os sabores do mar com a leveza da uva, garanto que os aromas dessa combinação serão irresistíveis.
Para risotos com funghi e outros tipos de cogumelos, o ideal é utilizar vinho branco de castas Chardonnay. Essa combinação irá equilibrar o sabor terroso dos cogumelos com a acidez do vinho, o resultado será um prato em perfeita harmonia.
Agora, se você for fazer um risoto um pouco mais simples, utilizando caldo de galinha e queijo parmesão, por exemplo, dê preferência para o vinho branco de uvas Torrontés. O segredo para esse tipo é acrescentar açafrão na receita, uma combinação de sucesso e que irá trazer sabor e elegância para seu prato.
Como sempre falamos por aqui, nosso objetivo é descomplicar sua jornada no universo dos vinhos. Você é livre para experimentar os diversos sabores, se encantar com os aromas e criar suas receitas. Utilizando as dicas certas, você irá surpreender seu paladar e claro, seus convidados!
Não tenha medo de viver cada experiência, descubra em cada vinho um novo mundo!