Vai Abrir Um Vinho Tinto? Não Esqueça de Conferir a Temperatura

de Wine em Casa em February 28, 2022

Muito se fala sobre a importância da temperatura para o vinho, mas ainda tem muita gente que acredita que a temperatura ambiente é a ideal. Esse mito foi acreditado por muito tempo, mas a verdade é que realmente não se passa de mito. Claro que em países com climas mais frios isso é realmente uma opção.

Essa informação de que os vinhos devem ser consumidos a temperatura ambiente surgiu justamente em países de climas onde a temperatura ambiente é de 15º a 16ºC. Nestes lugares realmente faz sentido consumir a bebida sob temperatura ambiente, mas no Brasil, a maioria das regiões são quentes na maior parte do ano.

Agora imagine o quanto seria desagradável consumir um vinho tinto a temperatura ambiente em regiões onde se faz 40ºC, ou mesmo em países extremamente frios onde a temperatura chega aos -20ºC. A temperatura de serviço indicada pelos fabricantes da bebida deve ser seguida à risca para que a experiência da degustação seja realmente agradável, isso porque se a bebida estiver gelada demais ou quente demais os sabores e aromas podem ser mascarados ou intensificados, resultando em uma experiência um tanto repulsiva.

Em geral, os vinhos tintos possuem uma temperatura de serviço normalmente mais alta que os demais estilos de vinhos, pois normalmente estes vinhos apresentam taninos mais notáveis e, se consumidos a temperaturas muito baixas, a bebida pode apresentar um aspecto de “dureza”.

Os tintos leves podem ser consumidos a uma temperatura entre 12º e 14ºC.

Tintos que não possuem passagem por madeira ou jovens pedem uma temperatura entre 14º e 16ºC.

Tintos médios devem ser consumidos a 16ºC.

Tintos encorpados ou envelhecidos possuem temperatura de serviço entre 16º e 18ºC.

Vinhos Late Harvest possuem temperatura de serviço um pouco mais baixas, de 8º a 12ºC.

Vinhos do Porto ou demais vinhos fortificados devem ser consumidos a 14ºC.

Vinhos Porto Vintage possuem temperatura de serviço de 16º a 18ºC.

Existem diversos acessórios de auxílio na hora da degustação de vinhos e um deles é o termômetro que mede a temperatura dos vinhos para que o consumidor possa conferir a temperatura ideal no momento de sua degustação.