Sommelier, a profissão para o amante de vinhos

de Wine em Casa em December 15, 2021

Sommelier é o profissional especializado em bebidas alcoólicas. A profissão tem se tornado cada vez mais comum especialmente no mundo dos vinhos, embora não diga respeito somente a essa bebida. O sommelier é quem participa no momento de escolha e compra das pessoas, recebimento, armazenamento, administração da adega, mas principalmente, a prova das bebidas.
Além da venda e cuidados com o produto, o sommelier também é designado a encantar o cliente pela bebida, falando suas características, indicando as opções que melhor se encaixam com o gosto do cliente, indicar as melhores alternativas de harmonização para cada bebida específica e, em geral, deixar o cliente um pouco mais próximo do universo da degustação, deixa-lo interessado não somente pelo consumo, mas por conhecer melhor sobre este universo.
O sommelier faz um contato pessoal com o público, gerando conteúdos informativos, conversando com as pessoas e passando as orientações corretas. O sommelier acaba, também, conhecendo muito sobre seus clientes, pois no momento da instrução, é importante conhecer seus gostos para saber exatamente as melhores opções a serem indicadas.
Atualmente, a profissão tem se expandido tanto que existem diversos cursos para capacitação, aulas online, e produtos para quem deseja conhecer mais ou se aperfeiçoar na profissão.
Estima-se que a profissão seja da Idade Média, por volta do século XIII, que inicialmente a palavra era utilizada para denominar pessoas que conduziam animais de carga, mas foi somente a partir do século XVIII que a função de “provar vinhos” se consolidou como a profissão por nome sommelier.
E, ainda, uma curiosidade. A palavra quando destinada a homens é sommelier (com pronúncia someliê), enquanto para mulheres o termo é sommelière (que se pronuncia sommelier).
Portanto, se você tem interesse em ser sommelier, saiba que atualmente existem diversas possibilidades de aperfeiçoamento e a profissão se encontra em crescente ascensão.