Sobrou Vinho Aberto, O Que Fazer?

de Wine em Casa em February 03, 2022

Se você aprecia um bom vinho sozinho ou com um pequeno público, certamente já passou pela situação de sobrar um pouco na garrafa, a grande dúvida é como armazenar novamente de maneira adequada para que a bebida não perca sua qualidade. Pensando nisso, reunimos aqui as informações necessárias para que você possa preservar seu vinho após aberto.

Mesmo que alguns vinhos possam ser guardados por vários anos, quando a garrafa é aberta, a bebida entra em contato com o oxigênio e isso pode fazer com que rapidamente o vinho perca suas principais características. É necessário entender, também, que como cada tipo de vinho possui diferentes características, seu tempo de vida depois de aberto também é diferente. Em geral, os espumantes duram cerca de 1 a 2 dias na geladeira; os vinhos brancos encorpados duram de 2 a 3 dias; os brancos leves, rosés e tintos leves podem durar até 3 dias; os tintos encorpados duram em média de 3 a 4 dias; e os vinhos fortificados podem durar de 15 a 20 dias na geladeira. É claro que para que as bebidas estejam conservadas neste período, é ideal que sejam fechadas da maneira adequada.

O ideal é que os vinhos sejam guardados em adega, mas caso não houver, podem ser armazenados na geladeira mesmo, pois a baixa temperatura desacelera as reações químicas que resultam na oxidação da bebida. Ainda pensando na oxidação, é importante armazenar a garrafa na vertical após aberta, pois assim a superfície de contato do vinho com o oxigênio será menor do que se a bebida fosse armazenada na horizontal.     

Para vedar a garrafa, uma dica é utilizar a própria rolha, desde que a bebida for consumida em até um dia, se o período de armazenamento for maior, o ideal é utilizar acessórios específicos que reduzem a quantidade de oxigênio dentro da garrafa após aberta. O método a vácuo, por exemplo, além de vedar a garrafa, retira todo o oxigênio presente em seu interior. Também existe o método a gás, que cobre o vinho com um gás mais pesado que o oxigênio, impedindo seu contato com a bebida.

E caso fique uma quantidade de vinho na garrafa após o tempo indicado, este vinho ainda pode ser consumido, ele não te fará mal, apenas não será tão saboroso como inicialmente, devido à perca de parte das suas características.