Seu Vinho Estragou? Saiba Como Reaproveitar

de Wine em Casa em February 14, 2022

Muitas vezes acontece de pegarmos um vinho para saborear e este apresentar um gosto ou aroma desagradável, nesse momento, muitos acreditam que não tenha solução possível além de descartar a bebida. Mas se engana quem pensa dessa forma, apesar de estragado, o vinho ainda pode ter muita utilidade. Antes de mais nada, vamos entender o que significa esse “estrago” no vinho.

Os diversos tipos de vinhos apresentam particularidades, propriedades especiais que lhes caracterizam, e pode acontecer de alguma dessas características, seja no aroma ou sabor, não lhe agradar, o que não significa necessariamente que a bebida não esteja apta para consumo, e sim, que não agradou ao seu paladar.

Portanto, é importante saber diferenciar sabores e aromas que sejam característicos do vinho, de sabores e aromas que indiquem que a bebida está estragada. Em geral, um dos sinais mais marcantes é o sabor ou aroma avinagrado, estes toques fortes de vinagres dificilmente serão associados a características dos vinhos, normalmente indicam defeitos graves na bebida.

Outra forma de identificar um problema é o aroma “sulfuroso”, aquele que lembra ovo podre. Esses aromas tendem a não ser agradáveis em geral, no vinho este pode ser um problema passageiro, para saber, basta aerar a bebida, caso o odor persista, isso significa um problema mais sério. Já aromas de mofo ou papelão molhado, normalmente indicam contaminação da bebida, tornando-a inadequada ao consumo. Outro sinal que pode indicar contaminação é o amargor em excesso, que se torne desagradável ao paladar, o que pode indicar ação de bactérias.

Quando o vinho está avinagrado, pode ser utilizado de diversas formas na cozinha. O mais óbvio é como o próprio vinagre ou mesmo acrescentando em um vinagre já aberto. Também pode ser utilizado como tempero para carnes, deixando-a marinar por algumas horas. Pode ser usado para lavar saladas, pois o álcool ainda presente na bebida ajuda a matar possíveis bactérias, para isso, é só borrifar o vinho nas folhas e depois lavá-las com água corrente.

Há ainda quem use o vinho estragado como corante para tingir roupas ou mesmo para limpeza facial. Para limpeza facial, basta umedecer um algodão com o vinho, passar no rosto, deixar agir por alguns minutos e, em seguida, enxaguar o rosto, os antioxidantes presentes na bebida são benéficos para a pele. O vinho estragado pode, também, ser usado para remover manchas de poeira em vidros ou mesmo para remover manchas de gordura. Os vinhos brancos podem, inclusive, remover manchas de vinho tinto.

Interessante quantas coisas podemos fazer com um vinho aparentemente “sem utilidade”, não é mesmo? Portanto, agora já sabe, quando notar que um vinho estragar, não precisa mais descartar a bebida, existem diversas utilidades para ela!