Saiba Qual Tipo de Taça Escolher na Hora de Degustar Seu Vinho

de Wine em Casa em December 16, 2021

Todos sabem que existem diversos tipos de taças de vinho, mas você sabe como escolher a taça certa para cada tipo de vinho?
Os vinhos tintos, por exemplo, tendem a ter aromas e sabores muito intensos e marcantes, portanto, a taça utilizada para estas bebidas deve permitir que estas características sejam degustadas no momento do consumo. Assim, taças ideais para vinho tinto são as que possuem o bojo (corpo da taça) maior, para que todo aroma e sabor da bebida sejam bem desenvolvidos e a degustação seja mais proveitosa.
Existem dois tipos ideais de taças para vinho tinto: a taça Borgonha e a taça Bordeaux. A taça Borgonha possui o bojo grande e largo, que permite uma maior oxigenação do vinho, o que possibilita que os aromas sejam ainda mais fortes. Essa taça é ideal para vinhos que se degusta primeiro o aroma, como os elaborados com a uva Pinot Noir.
Já a taça Bordeaux são ideais para vinhos com maior concentração de taninos, como os produzidos com as uvas Tannat e Syrah, por exemplo. Seu bojo também é grande, porém com a borda mais estreita, que permite que o aroma fique dentro da taça até o momento em que a bebida for consumida, preservando seu tanino para que seja apreciado no momento ideal.
As taças para vinho branco são consideravelmente menores, pois estas bebidas são mais refrescantes que devem ser degustadas a baixas temperaturas, portanto, a taça deve ajudar a manter estas características. Além disso, a taça permite que o vinho toque a língua com maior equilíbrio em seu sabor tipicamente ácido e frutado.
Vinhos rosé possuem características tanto do vinho tinto quanto do branco, possuindo taninos e sabores suaves e frutados. Assim, a taça ideal para apreciar esse tipo de vinho rosé é um pouco mais baixa que as taças para vinho tinto, mas com bojo largo, para que a bebida permaneça fresca e seus taninos possam ser bem degustados.
A taça ideal para vinhos espumantes são aquelas com corpo estreito e alongado, o que permite uma maior percepção aromática da bebida, além de possibilitar o toque ideal do vinho na língua que evidencia sua acidez e suavidade.
Já os vinhos de sobremesa, que são doces e intensos, devem ser consumidos em pequenas quantidades, assim, as taças ideais para essas bebidas são pequenas, com bojo e borda menores que os demais tipos de taças.
Por fim, existem tipos de taça chamadas ISO (International Standarts Organization) que são podem ser utilizadas para qualquer tipo de bebida, estas são normalmente utilizadas por quem está iniciando coleções ou mesmo em concursos de degustação por sua versatilidade. Elas não conseguem reproduzir todas as características das taças especificas para cada bebida, mas permitem que você possa apreciar seu vinho de maneira satisfatória.