Saiba Como Presentear Com Um Bom Vinho

de Wine em Casa em March 11, 2022

Quem não ama receber um presente bem escolhido e de bom grado, não é mesmo? E para isso, um bom vinho é o tipo de presente ideal para várias pessoas. Na hora de presentear, você sabe como escolher o vinho ideal para agradar a pessoa presenteada?

A diversidade nos estilos, complexidade e aspectos dos vinhos torna difícil pensar na escolha certeira quando o assunto é a escolha de uma bebida ideal para escolher como presente. Primeiramente (e a percepção mais imediata), é necessário estar atento ao gosto da pessoa que será presenteada. Se gosta mais de vinhos encorpados, ou se prefere mais leves, se conhece muito de vinho, se é uma pessoa que já tem paladar acostumado com beber vinhos frequentemente... todos estes aspectos são importantes de ser considerados no momento da escolha.

Se a pessoa que você está presenteando já é acostumada a beber vinho, é natural que possua um paladar mais adaptado a vinhos encorpados com sabor acentuado e taninos fortes. Neste caso, opte por bebidas encorpadas e marcantes, como os tintos Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah e Tannat, ou pelos brancos elaborados com Chardonnay e Sémillon, que produzem rótulos com mais corpo. Outra boa opção é um rosé de coloração mais escura.

Por outro lado, se a pessoa presenteada tem preferência por bebidas mais leves, opte por vinhos brancos elaborados com uvas como Alvarinho, Chenin Blanc, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, ou mesmo Chardonnay sem passagem por madeira. Os rosés mais claros também tendem a ser mais leves, portanto, podem ser boas opções. Também é possível optar por rótulos tintos que não sejam tão encorpados, exemplos são os vinhos elaborados com Gamay, Pinot Noir e Garnacha, que são uvas tintas menos encorpadas.

Você pode, ainda, optar por bebidas que você já conheça, assim pode escolher um bom vinho e ter a certeza de que a pessoa gostará da bebida escolhida. Da mesma forma, vinhos reconhecidos e premiados certamente serão opções certeiras e que não te deixarão em uma posição desagradável com a pessoa presenteada. Além disso, preço não é o que diz mais sobre os vinhos, saiba que muitos rótulos ótimos podem ser conseguidos por um bom custo-benefício, portanto, supervalorizar o valor não é algo necessário.

Em caso de vinhos escolhidos para presentear em um jantar, ou demais eventos descontraídos, procure saber qual será o prato servido, para que o vinho escolhido forme uma boa harmonização com a receita, evitando degustações desastrosas. No geral, escolha vinhos mais leves para pratos mais leves e vinhos mais encorpados para pratos complexos ou gordurosos.