Saiba Como Escolher o Espumante Ideal Para Seu Brinde

de Wine em Casa em December 06, 2021

Fim de ano chegando e as festas pedem por um espumante para comemorar o ano que se encerra. Mas em meio a tantas opções, como saber qual o tipo de espumante mais apropriado? Pois bem, aqui vão algumas dicas sobre os diferentes tipos de espumantes para você saber exatamente qual é o ideal para você.
Os espumantes combinam perfeitamente com a época de fim de ano brasileiro, sua textura e frescor fazem o complemento perfeito para suavizar o clima quente dessa época. Os espumantes são produzidos com um vinho tranquilo como base, sem o gás carbônico. É na segunda fermentação que o espumante adquire suas características próprias, diferenciando-se dos demais tipos de vinhos.
Os espumantes podem ser elaborados de duas maneiras, basicamente, pelo Método Tradicional ou Champenoise, ou pelo Método Charmat. O Método Charmat é o método em que a segunda fermentação ocorre em tanques pressurizados e, após finalizada, o líquido é envasado.
O Método Champenoise, é o método que produz os champagnes, como o próprio nome sugere. Estes espumantes são elaborados a partir de uvas como Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, esse espumante passa por sua segunda fermentação dentro da garrafa, necessitando de uma maior mão de obra e tempo para sua elaboração, o que pode acabar elevando o preço do produto.
Além destes métodos de fermentação, os espumantes podem, ainda, ser classificados de acordo com a concentração de açúcar que o vinho possui. Por essa classificação você já poderá identificar o espumante que melhor se adapta ao seu paladar. Os mais doces são os moscáteis, asti e prosecco, enquanto os bruts contém menos açúcar.
Os espumantes nature são aqueles que contém até 3 gramas de açúcar por litro. Os extra-brut contam com uma concentração de 3 a 8 gramas de açúcar por litro. Espumantes brut contém quantidade superior a 8 e de até 15 gramas de açúcar por litro. Os espumantes sec ou seco, possuem quantidade superior a 15 e de até 20 gramas de açúcar por litro. Demi-sec, meio-seco ou meio-doce são os espumantes que contiverem uma concentração de açúcar superior a 20 e até 60 gramas de açúcar por litro. E, por fim, os doces são os espumantes com concentração de açúcar superior a 60 gramas de açúcar por litro.
Os espumantes podem, ainda, ser usados no preparo de diversos drinques e coquetéis. E então, já escolheu o espumante ideal para o seu brinde?