Com quantas uvas se faz um vinho Rosé?

de Wine em Casa em November 24, 2021

Você já deve ter feito alguma dessas perguntas, será que o vinho rosé é feito apenas com um tipo de uva? Será que existe uma uva específica para o rosé? Então, nesse post nós vamos esclarecer algumas dúvidas para você sobre esse vinho tão apreciado e querido!
Seja de coloração rosada vibrante ou uma cor mais clara, o vinho rosé é apaixonante do começo ao fim e um dos fatores que podem influenciar na coloração desse estilo, certamente são os tipos de uva que são utilizados em seu processo de produção.
Mas vamos ao que interessa, com quantas uvas se faz um vinho rosé? E a resposta é bem simples, existem vários tipos de uvas que podem compor um bom rosé, pois a partir de qualquer uva tinta pode surgir um rosé.
Uma das mais famosas combinações é entre a Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, seguidas pela Syrah e Pinot Noir. Em geral pode-se encontrar também rótulos feitos a partir da Chardonnay, Merlot, Malbec, Cinsault, Tempranillo, Grenache e Sangiovese.
O que diferencia essas uvas que são utilizadas para produzir vinhos tintos e brancos até se tornar um rosé, é o processo de maturação e fermentação. Cada uva passa por um processo diferente até resultar no vinho rosé que conhecemos e apreciamos. Por exemplo, os feitos a partir da Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, resultam em vinhos de coloração salmão, muito equilibrados e frescos. Já os elaborados a partir das uvas Merlot e Syrah, possuem uma coloração rosada mais intensa, com sabor marcante mas sem perder a suavidade.
Os vinhos rosés por si só já são um show à parte, essa infinidade de combinações de uvas e processos de produção tornam tudo mais alegre e divertido. Mostrando que o mundo dos vinhos não precisa ser algo engessado e monótono. Quem ganha com tudo isso, certamente é quem se propõe a experimentar cada tipo e estilo, vivenciando em cada rótulo e em cada gole, um novo mundo sem sair de casa!
Por isso, para você começar sua jornada no mundo dos vinhos rosés, separamos uma lista com rótulos imperdíveis e que você precisa ter aí em sua casa.
Clique aqui para escolher já o seu, garanto que será difícil escolher apenas um só!