Planejando um Evento com Vinhos? Aprenda a Calcular a Quantidade Ideal de Garrafas

de Wine em Casa em April 01, 2022

Se você está planejando um evento e pretende servir vinho como a bebida, você precisará de uma ideia do número ideal de garrafas a comprar para que o evento seja bem aproveitado pelos convidados e que não aconteçam eventualidades como faltar bebida ou sobrarem muitas garrafas, levando a um desperdício. Para isso, algumas dicas podem te ajudar a calcular a quantidade ideal de garrafas sem passar por situações embaraçosas.

Independentemente do caráter de seu evento, seja um casamento, jantar, ou simples happy hour com amigos, os vinhos são sempre ótimas opções de bebidas para serem servidas. De acordo com o tipo do seu evento, você já pode começar a imaginar quantas garrafas precisará, em seguida, deve-se considerar a quantidade de convidados e seu perfil, além de considerar quantos dos convidados realmente consomem bebidas alcoólicas (especialmente vinhos!). Outra consideração importante é o tempo de duração deste evento e em qual estação do ano acontecerá, pois assim poderá planejar também o vinho ideal de acordo com a época do ano. E não esqueça de considerar os alimentos escolhidos, pois a harmonização também é ponto fundamental a ser considerado para eventos com vinhos.

Quanto ao tipo de vinho, você poderá optar por apenas um tipo ou mesmo por variados estilos de vinhos, não existe uma regra específica além da própria preferência. Em caso de harmonizações, provavelmente serão necessários estilos diferentes de vinhos para cada prato em específico. Já no caso de petiscos, boas opções são espumantes ou vinhos tintos que tendem a agradar a todos os paladares.

Para eventos como aniversários e casamentos (por exemplo) com uma duração média de 5 horas, calcule uma quantidade de vinhos de 1 garrafa de 750 ml a cada 1,5 a 2 pessoas (em caso de espumantes) ou 1 garrafa de 750 ml a cada 6 pessoas (em caso de tintos). Vale lembrar que o consumo de espumante normalmente tende a ser maior que o consumo de tintos.

Para jantares de harmonização, considere 1 garrafa de 750 ml para cada 3 pessoas de entrada, 1 garrafa de 750 ml a cada 4 pessoas durante o jantar e 1 garrafa de 750 ml para 8 pessoas durante a sobremesa.

Em caso de happy hour, pode ser considerado uma garrafa de espumante de 750 ml para cada 1,5 a 2 pessoas; uma garrafa de vinho branco de 750 ml a cada 4 pessoas ou uma garrafa de vinho tinto de 750 ml a cada 2 pessoas.

Para que não faltem bebidas, é ideal contar com uma margem extra de 20% no cálculo total do volume de garrafas. Além disso, é interessante sempre ter garrafas de água para oferecer nestes eventos.