Peixes, Frutos do mar e vinhos, harmonizando sem erro!

de Wine em Casa em November 12, 2021

Com o fim do ano chegando, o clima de verão se aproxima e cresce a procura por pratos à base de frutos do mar. Seja na praia, na piscina ou mesmo na cidade, os frutos do mar são uma escolha alegre e descontraída. E para você que não abre mão de um bom vinho, nesse post você aprende como harmonizar de forma certa e aproveitar ainda mais o momento.
De uma forma simples e sem rodeios iremos falar sobre Vinho Branco, Rosé e Espumante e eles são essencialmente servidos em baixas temperaturas, mantendo assim a harmonia de seu sabor e tornando tudo mais agradável.
Levando em consideração que os frutos do mar geralmente são consumidos em um clima mais quente, a nossa primeira dica é servir os vinhos apresentados aqui de forma gelada.
Começando com receitas grelhadas onde o Salmão é a estrela, o Vinho Rosé é uma excelente escolha. O frescor do vinho irá equilibrar o sabor do salmão e tornar sua receita suculenta e harmoniosa. O Vinho Rosé também é uma escolha se sua receita tiver Polvos e Mariscos!
Para pratos onde os principais ingredientes são camarões, lagostas ou lagostim que são crustáceos que possuem sabor intenso, Vinho Branco de uvas Chardonnay irá harmonizar de forma perfeita a sua receita. Impedindo que ocorra uma sobreposição entre o prato e o vinho. Essa dica vale também para aquela famosa Paella!
Se a sua receita levar molhos um pouco mais apimentados, condimentados ou feitos com leite de coco, o ideal é harmonizar com espumantes. A acidez presente nos espumantes irá realçar o sabor de seu prato sem exageros, tornando tudo mais harmonioso e delicioso. Além de ser um charme na hora de servir, é uma ótima oportunidade de você reunir seus amigos ou familiares e celebrar com aquele brinde indispensável!
Agora uma dica extra pra você! Um peixe bem preparado, seja na beira da praia ou piscina, é uma pedida que todo mundo gosta, não é mesmo? Um peixe empanado frito, por exemplo, harmoniza muito bem com o Vinho Branco de uva Sauvignon Blanc. Então se você é daqueles que não abre mão de um cooler bem gelado, aproveite essa dica!
Aqui na Wine em Casa queremos sempre que você tenha a melhor experiência possível, com dicas pensadas para descomplicar e tornar os momentos inesquecíveis!
Para você colocar em prática o que aprendeu aqui, fizemos uma lista com os melhores vinhos Brancos, Rosés e Espumantes para você ter em sua casa!