O Que São Espumantes Extra-Dry?

de Wine em Casa em June 13, 2022

Os espumantes são as bebidas mais desejadas para as festividades e comemorações em geral, se para você em uma ocasião especial não pode faltar um espumante, certamente já se deparou com o termo “extra-dry” em alguns rótulos. Este termo se refere à concentração de açúcar residual na garrafa de espumante. Embora o termo, pela tradução literal, signifique “extra seco” não se engane ao pensar que este tipo de espumante seja mais seco que o brut.

A doçura deste tipo de espumante é intermediária, ou seja, ele é mais seco que o demi-sec e mais doce que o brut. Em cada país existe uma legislação específica que regulamenta a quantidade de açúcar do vinho, portanto, a classificação de doçura do vinho pode variar muito de acordo com o local onde foi produzido.

Quando os vinhos são importados, é comum que alguns precisem passar por uma reetiquetagem para se adequar à legislação do país de destino, por isso, pode acontecer de que um espumante classificado com extra-dry na Europa, aqui no Brasil receba o termo de brut ou seco no contrarrótulo, para que a bebida esteja de acordo com a legislação do país ao qual foi importada.

Classificação de Espumantes no Brasil:

Nature: até 3 gramas de açúcar por litro.

Extra-brut: de 3 a 8 gramas de açúcar por litro.

Brut: de 8 a 15 gramas de açúcar por litro.

Seco: de 15 a 20 gramas de açúcar por litro.

Demi-sec: de 20 a 60 gramas de açúcar por litro.

Doce: acima de 60 gramas de açúcar por litro.

Classificação de Espumantes da União Europeia:

Brut: até 12 gramas de açúcar por litro.

Extra-dry: de 12 a 17 gramas de açúcar por litro.

Dry: de 17 a 32 gramas de açúcar por litro.

Demi-sec: de 32 a 50 gramas de açúcar por litro.

Doce: a partir de 50 gramas de açúcar por litro.