Espumantes Brut, a Fuga dos Brindes Adocicados

de Wine em Casa em December 23, 2021

Não é novidade que são diversos os estilos de espumante. Independentemente de sua preferência, certamente existe algum espumante que seja ideal para você. As classificações dos tipos de espumante variam de acordo com sua concentração de açúcar. Hoje vamos falar um pouco mais sobre uma das classes de espumantes mais fortes: os espumantes brut.
Foi por volta do século XIX que foram criados os espumantes brut, quando a população começou a se enjoar dos espumantes tão doces (na época, chegavam a colocar mais de 200 gramas de açúcar por litro), pois na época em que foram criados, as bebidas adocicadas estavam em alta. Foi nessa época que os consumidores começaram a exigir aos produtores uma bebida mais pura, natural. A própria palavra brut em seu significado em francês remete a algo grosseiro, não refinado. Assim, os primeiros espumantes brut foram produzidos com intuito de se obter uma bebida mais natural, os primeiros normalmente tinham cerca de 20 gramas de açúcar por litro.
Com o passar do tempo e aperfeiçoamento dos paladares, as concentrações de açúcar foram caindo também e, atualmente, os espumantes brut, segundo a legislação francesa, não podem exceder uma concentração de açúcar de 12 gramas por litro, no Brasil é permitido até 15 gramas por litro.
Após o surgimento dos espumantes Brut, não demorou até que fossem criadas outras classificações de acordo com a concentração de açúcar. Atualmente, conforme sua concentração de açúcar, um espumante pode ser, no Brasil: Nature; Extra-Brut; Brut; Sec ou Seco; Demi-sec, Meio-Doce ou Meio-Seco; e Doce.
A concentração permitida de açúcar para um espumante ser considerado Brut varia de acordo com cada país, portanto, não é difícil notar certas diferenças de acordo com o local onde o espumante que você está consumindo foi fabricado. Você pode notar que um espumante brut pode ser mais doce ou mais seco, se produzido em localidades distintas.
Mas é certo que os espumantes brut são muito bem-conceituados, então que tal experimentar um deles?