Esporão, O Grupo Vinícola de Portugal Responsável Por Vinhos Inesquecíveis

de Wine em Casa em February 10, 2022

Inspirados na natureza e na vontade de produzir vinhos de alta qualidade, surgiu em 1973 no Alantejo, em Portugal, o grupo vinícola Esporão, fundado por José Roquette e Joaquim Bandeira. Uma das principais característica do Esporão é sua responsabilidade com meio ambiente e respeito à natureza, as regiões produtoras se inspiram no ambiente para alcançar um cultivo que respeite as condições naturais. A responsabilidade não só com a natureza, mas com todo o processo produtivo dos vinhos, é essencial em cada integrante do grupo Esporão.

A empresa também promove o inconformismo, a mudança e a criatividade, a dedicação de corpo e alma para que todo o cuidado se reflita na qualidade de seus produtos. E isso Esporão conseguiu sem dúvidas, o grupo é um dos mais poderosos e renomados de Portugal, com vinhos de qualidade inquestionável e ricos em personalidade. Esporão também é um grande nome em termos de relevância econômica, cultural e histórica de Portugal, isso se reflete em na Torre do Esporão, estampada nos rótulos da marca, que é uma das mais importantes torres do país, sendo inicialmente utilizada para habitação, agora a torre é um monumento patrimônio de Portugal.

A vinícola Herdade do Esporão foi a primeira vinícola moderna do Alantejo, possui processos produtivos com temperatura controlada, processos por gravidade e estágio em barricas de carvalho. Além dos vinhos, a vinícola também produz azeites virgem ou extravirgem. Esporão é um dos principais produtores de Portugal, possui, atualmente, cerca de 700 hectares de vinhedos, olivas, além de outras culturas.

O grupo Esporão é responsável por uma produção de aproximadamente 14 milhões de litros de vinhos por ano, além de também proporcionar a possibilidade de enoturismo. Os vinhos tintos Esporão trazem aroma de frutas vermelhas, especialmente ameixas e mirtilo, além de notas de vegetais, harmonizam bem com carnes vermelhas queijos fortes e curados, tomates, pimento e beringela. Já os vinhos brancos possuem aroma frutado com notas de citrus, fruta branca e folha verde, harmonizam bem com peixes grelhados, mariscos e moluscos.

Estes vinhos prestigiados e famosos reúnem diversos apreciadores ao longo do mundo, inclusive no Brasil, vale a pena experimentar!