DOP, IGP, DOC e IGT, descobrindo o significado de cada um

de Wine em Casa em November 10, 2021

É tanta letra que dá um nó na cabeça não é mesmo? Se você está acostumado a fazer parte do universo dos vinhos, em algum momento você se deparou com essas letras. Nesse post você vai descobrir o significado de cada sigla de uma forma descomplicada e simples. 

Essas siglas são encontradas principalmente em rótulos italianos e que contribuem para a boa qualidade e cultivo de cada vinho. 


DOP - Significa que os vinhos produzidos que levam essa nomenclatura são integralmente produzidos em uma região geográfica específica.

IGP - Ao contrário da sigla anterior, os vinhos que recebem essa nomenclatura tem pelo menos uma parte da sua etapa de produção em uma determinada região específica.

DOC - Essa sigla sinaliza a qualidade dos vinhos produzidos em uma região geográfica específica. 

IGT - Essa nomenclatura é destinada exclusivamente para sinalizar a qualidade dos vinhos de mesa. 


Simples, não é mesmo? Ainda existem diversas outras nomenclaturas que você vai se deparar, mas aqui na Wine em Casa queremos descomplicar e te mostrar que nem tudo é um bicho de sete cabeças! 

De uma forma simples e direta, nosso desejo é que você entenda o básico para que possa desfrutar ainda mais de todos os vinhos disponíveis. Cada sigla carrega uma história, uma tradição e um sabor! Fique à vontade e não tenha medo de experimentar novas possibilidades. 

Separamos alguns vinhos que você precisa experimentar e que são denominados DOP, IGP, DOC e IGT. São vinhos emblemáticos e que você precisa ter aí na sua casa!