Dificuldade Para Escolher Seu Vinho? Saiba Tudo o Que Precisa na Hora de Escolher Um Bom Vinho

de Wine em Casa em December 01, 2021

Certamente em algum momento você já se imaginou em um jantar tomando um bom vinho ou até mesmo já quis comprar e ficou na dúvida entre as possibilidades de uvas, regiões, safra e todas as diversidades na prateleira, mas como escolher um bom vinho?
Existem alguns pontos que devem ser considerados no momento da escolha do melhor vinho para sua necessidade e seus gostos e seguindo uma orientação o momento da compra não precisa ser tão difícil.
Bom, primeiramente você pode analisar a organização do local onde comprará seus vinhos, isso porque muitos locais organizam os vinhos de forma específica, normalmente por país de produção, devido ao fato de que cada região dos países possui um terroir diferente, que diz respeito ao espaço físico, com suas características climáticas e de cultivo, além das práticas de produção das uvas locais. De acordo com o país, o terroir dá uma característica distinta ao vinho. Sobre o local de compra, procure por algum comércio apropriado, pois a limpeza devida, o local de armazenamento e exposição influenciam no envelhecimento saudável do vinho. Após a compra, mantenha sempre o vinho com as condições devidas de armazenamento, mantendo-os distantes da exposição excessiva à luz.
Saiba que cada ocasião pede por um vinho específico, em celebrações ou dias mais quentes, comumente as preferências são pelos espumantes, vinhos rosés e vinhos brancos, além disso, cada refeição harmoniza diferentemente com o vinho em questão. Falando da harmonização de maneira suscinta, espumantes e frisantes harmonizam bem com diversas entradas, saladas, petiscos e até mesmo frutas e sobremesas.
Vinhos brancos ou rosés podem ser servidos com saladas, aves, peixes e frutos do mar, massas ao molho branco e queijos de massa mole.
Vinhos tintos já são preferidos para carnes vermelhas, massas ao molho vermelho e queijos de massa dura.
E os adocicados e fortificados harmonizam bem com queijos azuis e sobremesas diversas.
Quanto às uvas, faça uma breve degustação para conhecer seu paladar, caso ainda não tenha uma preferência, por exemplo, você pode provar um Pinot Noir que é mais leve, um Merlot que é médio e um Cabernet Sauvignon que é mais encorpado, assim poderá ter uma base para a escolha de uma uva que melhor se adeque à sua preferência.
Outra dica é buscar por produtores e pontuações, dando preferência aos mais renomados da região. Um exemplo é a vinícola Finca la Celia da Argentina ou a San Pedro do Chile. E não se esqueça: esteja sempre atento ao rótulo, é através dele que você consegue obter todas as informações necessárias do seu vinho.