Dicas Indispensáveis Para Conservar Seu Vinho

de Wine em Casa em March 30, 2022

Todo bom apreciador de vinhos tem sempre algumas garrafas guardadas em casa para aquele momento em que simplesmente bate a vontade de saborear um bom vinho. Mesmo sabendo como escolher os melhores vinhos, alguns cuidados são necessários na hora do armazenamento para que sua bebida seja conservada e não perca seu potencial.

Muitos ainda acreditam que quanto mais velho um vinho for, melhor, e por isso acabam guardando garrafas por vários anos, mas a realidade é que muitos vinhos, se guardados por tempo demais, acabam perdendo suas principais características ou mesmo estragando. Os vinhos possuem tempo determinado que podem ser guardados, alguns são feitos especificamente para serem consumidos jovens, quando possuem todo seu potencial em evidência, enquanto outros são fabricados para ser consumidos após vários anos. O tempo de guarda e consumo dos vinhos é um dos principais pontos aos quais você deve estar atento, para saber exatamente quanto tempo aquela bebida deverá ficar armazenada.

Além disso, outro fator importante para conservar as bebidas é a temperatura do local onde serão armazenadas. O ideal é que as garrafas sejam armazenadas a uma temperatura entre 12 e 16ºC, podendo chegar até 24ºC se não for consumido imediatamente, mas as garrafas não forem ficar armazenadas por muito tempo. Temperaturas acima ou abaixo dessa média podem influenciar significativamente nas características naturais da bebida, além de que uma grande oscilação de temperatura também poderá influenciar na qualidade do seu vinho, portanto, o ideal seria (caso haja a oportunidade) apostar em uma adega climatizada para armazenamento das garrafas.

Também é importante manter as garrafas em local que não receba exposição direta de raios solares ou luz artificial, além disso, uma umidade muito baixa no local também pode causar secar as rolhas e causar oxigenação na bebida, o que acaba comprometendo seu sabor e aromas. As garrafas também devem estar em local com ventilação. O ideal é guardar os vinhos sempre em posição horizontal, se não forem ser consumidos em pouco tempo, pois assim, você evita que a rolha seque e a bebida seja oxidada. Já os espumantes devem sempre ser armazenados na posição vertical.

Após aberto, o vinho pode resistir algum tempo se armazenado a baixas temperaturas, mas lembre-se que a partir do momento em que a garrafa é aberta a bebida é exposta ao oxigênio, portanto, quanto antes for consumida, melhor, para que o vinho não seja degradado.