Dicas Criativas do Que Fazer com as Rolhas de Vinhos

de Wine em Casa em March 28, 2022

É comum entre muitos enófilos e apreciadores de vinhos em geral, o costume de guardar as rolhas das garrafas de vinhos já consumidas. Mas sempre chega um momento em que as rolhas guardadas começam a ocupar espaço demais e acabar até mesmo acabar atrapalhando na funcionalidade ou visibilidade do local. Mas existem diversas dicas criativas de como reaproveitar estas rolhas para dar um destino mais interessante do que somente guardá-las.

A cortiça, que é um dos principais materiais utilizados na fabricação de rolhas de garrafas de vinhos, é amplamente utilizada em decoração. As rolhas são versáteis e fáceis de manusear, ótimas características para explorar a criatividade e apostar na decoração, isso sem contar que reutilizando as rolhas você evita que mais material seja descartado no meio ambiente, reduzindo a produção de lixo, consequentemente.

Uma das maneiras mais simples de utilizar as rolhas de forma decorativa é colocando-as em potes ou jarros de vidro, que forma um estiloso e original artigo decorativo para mesas de centro, por exemplo.

Outra opção criativa é cortar a rolha ao meio na vertical e colar um imã adesivo no verso. Assim você terá um artigo criativo e prático para decorar geladeira, adega ou mesmo murais de fotos. Além disso, as rolhas também podem se tornar chaveiros para apaixonados por vinhos, para isso, você apenas precisará de uma correntinha e elo para chaveiro que podem facilmente ser encontrados em papelarias, e depois é só fixar a correntinha na rolha da maneira como preferir, essa opção serve até como forma de agradar algum amigo.

As rolhas também podem ajudar a compor arranjos com flores de diversas maneiras, apostando na sua criatividade para organizar da forma como mais te agradar. Também podem ser utilizados para compor molduras ou montar quadrinhos de recados que podem ser fixados com alfinetes, por exemplo.

Uma opção que, além de decorativa, também envolve praticidade é transformar as rolhas em prendedores para pacotes, saquinhos de tempero e afins, para isso, basta cortar a rolha ao meio mantendo metade inteira e seu prendedor para saquinhos estará pronto. Ou ainda, utilizar as rolhas para compor um capacho.

Você também pode utilizar as rolhas para montar letras em tamanho grande como decoração de alguma ala da casa, como um cantinho para churrasco, bar, jogos, entre outros.

Diversas são as formas de reutilizar as rolhas depois que os vinhos são consumidos, basta apostar na sua criatividade e buscar pelas opções que te agradem.