Devo ou não Devo Decantar Vinho Branco?

de Wine em Casa em June 27, 2022

O decanter é um utensílio muito utilizado especialmente para vinhos tintos, que tem a função de separar os sedimentos do vinho (a borra no fundo da garrafa) do líquido, além de facilitar a oxigenação do vinho. Se você já tem costume de utilizar o decanter, certamente já teve a dúvida quanto aos vinhos brancos, se podem ou não ser decantados.

Normalmente, os sedimentos presentes nos vinhos são originados dos resquícios da casca da uva, leveduras mortas, tartaratos, entre outros componentes, que estão mais associados aos vinhos tintos de guarda, ou mais antigos e não filtrados. Essa formação da borra ou dos sedimentos é rara nos vinhos brancos, e quando existem tendem a ser cristais tartáricos. Dessa forma, a separação dos resíduos não é muito necessária para os vinhos brancos.

Apesar da principal função do decanter ser justamente esta separação de resíduos, ele também pode exercer a função de aerar o vinho, prática que permite que um vinho com aromas e sabores “fechados” possam revelar suas características e potencial, melhorando consequentemente a experiência degustativa. Neste caso, os vinhos brancos podem ser decantados, apesar de que poucos rótulos de vinhos brancos possuam estas características. Além disso, o ato de aerar ou decantar o vinho permite um melhor controle da temperatura da bebida, visto que, como os vinhos brancos tendem a ser consumidos gelados, estas bebidas normalmente são resfriadas antes do consumo. Portanto, a área maior do decanter permitirá que a temperatura se eleve rapidamente e atinja o ponto ideal, neste caso é importante estar atento para impedir que a temperatura aumente muito e a bebida acabe esquentando.

 Alguns vinhos brancos, como os que possuem mercaptanos (compostos derivados de enxofre), tendem a liberar aromas desagradáveis para a camada superior da garrafa, o que pode acabar influenciando negativamente no momento da degustação. Para estes vinhos, utilizar o decanter (ou aerador) para aerar é uma boa maneira de “driblar”’ este problema e impedir que sua degustação seja comprometida.

Mesmo que na maioria dos casos o decanter não seja necessário para os vinhos brancos, você pode sim utilizar este objeto se for de sua preferência, o importante é estar atento para que a bebida não fique tempo demais no utensílio.