Deseja montar uma adega em casa? Confira algumas dicas.

de Wine em Casa em February 21, 2022

Se você é um amante de vinhos certamente já imaginou montar uma adega em sua casa para poder armazenar suas bebidas da maneira como merecem. Se está pensando em montar sua própria adega em casa precisará de algumas informações para que o local seja realmente adequado para armazenar seus vinhos.

A primeira coisa importante em ser considerada é a escolha do ambiente perfeito. Um ambiente ideal para montar a adega precisa de temperatura adequada, baixa incidência luminosa, tanto solar quanto artificial, e com baixo risco de trepidação ou movimento da estrutura da adega. É necessário estar atento à essas condições do ambiente para que a qualidade do vinho não seja comprometida. Uma dica é que o local também seja de fácil acesso e que os utensílios necessários, como taças, saca-rolhas, decanter, cortador de lacre de garrafas, descanso para copos e demais objetos, estejam próximos, por garantir maior praticidade no momento da degustação.

Também é importante que as estruturas utilizadas sejam firmes para que o suporte das bebidas possa mantê-las em segurança. Independente do estilo escolhido da adega (seja uma adega eletrônica, um projeto arquitetônico ou mesmo um projeto manual) é necessário levar em consideração as estruturas utilizadas, para que as peças estejam firmes e fixas, evitando movimentações e demais problemas de suporte.

Além da estrutura, se atente também à forma correta de armazenar as garrafas. As garrafas devem ser dispostas deitadas na adega e as que estiverem abertas em pé devem ser consumidas rapidamente para evitar o desgaste da bebida. Vinhos tintos devem ser armazenados o mais distante possível da exposição à luz e calor. Caso haja limitação de espaço, vinhos rosés, brancos, espumantes e vinhos de sobremesa podem ser armazenados na geladeira, onde sua qualidade será mantida por até seis meses.

Uma adega facilita a organização e praticidade para seus momentos de degustação, além de auxiliar a manter seus vinhos armazenados sempre nas condições ideais de conservação e para consumo.