Conheça as Uvas Brancas Mais Utilizadas Para Vinhos

de Wine em Casa em June 20, 2022

Ao contrário do que se imagina, os vinhos brancos não são produzidos exclusivamente com uvas brancas, muitos produtores utilizam uvas tintas para a elaboração do vinho, porém deixando a bebida fermentar sem a casca para que a coloração avermelhada não seja passada para o líquido. A maioria dos vinhos brancos possuem caráter jovial, acidez pronunciada e são ricos em aromas. Conheça, então, as principais uvas brancas utilizadas para a elaboração de vinhos.

Chardonnay – enquanto a Cabernet Sauvignon é considerada como a rainha das uvas tintas, Chardonnay é a rainha das uvas brancas. É a mais famosa uva branca, originária da França. Suas características de sabor e aromas são as responsáveis pela sua vasta fama pelo mundo vinícola. A uva Chardonnay é a tradicionalmente utilizada na elaboração de champagnes, além de excelentes brancos varietais. Os vinhos Chardonnay tendem a ter coloração dourada e a serem bastante aromáticos, com notas de frutas cítricas, e podem apresentar notas de baunilha e noz moscada quando possuem passagem por madeira.

Sauvignon Blanc – também de origem francesa e muito famosa na elaboração de vinhos brancos. Possui caráter frutado que remete a frutas tropicais e adocicados, como maracujá, melão e manga. Produz vinhos mais delicados e refrescantes, de coloração clara.

Riesling – esta uva é originária de países da Europa Central e é frequentemente associada a vinhos alemães. A uva Riesling é caracterizada principalmente por sua intensidade, os vinhos elaborados com ela são frutados com toques petroláceos. A uva é muito utilizada em espumantes e vinhos varietais.

Pinot Grigio – originária da França, esta uva popular na América do Norte produz vinhos de tonalidade clara, leves e refrescantes, com aroma frutado e cítrico, que remete a pera e lichia. Assim como a tinta Pinot Noir, Pinot Grigio é uma uva delicada e elegante.

Moscato Branco – com origem mediterrânea, esta uva produz vinhos adocicados, de sobremesa, assim como o tradicional Moscatel. A coloração de seus vinhos é dourada, aroma discreto e sabor adocicado.

Gewürztraminer – embora seu nome seja alemão, esta uva branca possui origem francesa. Os vinhos elaborados com Gewürztraminer são elegantes e aromáticos, possuem aroma de buquê de flores e no paladar é seco e picante.   

Torrontés – uma uva de origem espanhola que é muito popular em vinhos argentinos. Seu toque frutado e floral reflete sua principal característica. Seus vinhos são elegantes e de tonalidade clara e bastante aromáticos, são levemente adocicados, embora sejam vinhos mais secos.

Sémillon – de origem francesa, Sémillon produz vinhos varietais elegantes e joviais, com aroma levemente frutado e coloração clara. Também é muito utilizada para a elaboração de espumantes.

Prosecco – esta uva de origem italiana é utilizada principalmente para espumantes, possui característica tão marcante que os espumantes produzidos a partir dela costumam carregar seu nome. É uma das principais uvas utilizadas na produção de espumantes charmat no mundo todo.