Conheça as Mais Importantes Regiões Produtoras de Vinhos

de Wine em Casa em January 12, 2022

O vinho é uma bebida que possui diversas características e particularidades de acordo com marcas, regiões, uvas e demais aspectos. Toda essa diversidade tem conquistado apreciadores pelo mundo todo desde a Antiguidade. Existe, atualmente, uma quantidade imensa de regiões produtoras de vinhos pelo planeta, mas algumas acabam adquirindo maior destaque.

Você conhece as principais regiões produtoras de vinhos?

No topo das listas mais atuais de classificação das principais regiões produtoras, encontramos a França como número 1. A França é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus vinhos e suas vinícolas estimadas, o país possui alguns dos mais famosos rótulos do mundo. As regiões do país de maior destaque na produção de vinhos são: Bordeaux, Borgonha e Champagne.

Outro destaque é a Itália, país mundialmente reconhecido pelo seu terroir e qualidade de seus vinhos, além de ser, também, um dos maiores consumidores da bebida. A diversidade da culinária italiana e suas possibilidades de harmonizações elevou a fama do país dentre a vinicultura. Suas regiões vinícolas de maior destaque são: Toscana, Piemonte e Veneto.

Portugal é outra região de destaque. Conhecido por sua tradição vinícola e pela diversidade de uvas nativas, o país conta com rótulos que adquiriram fama no mundo todo. As principais regiões produtoras são Alantejo e Douro, onde são produzidos os famosos vinhos do Porto.

Outra região vinícola muito estimada é a África do Sul, que conta com uma diversidade de climas e terroirs que ajudam a produzir excelentes e distintos vinhos, com sabores e aromas muito admirados e renomados.

O Chile também é um produtor vinícola de muito destaque. O país latino-americano produz vinhos com grande diversidade de estilos, com destaque especial para as uvas Carménère, Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Valle Central é a maior e mais destacada região produtora do país, além dela, também se destacam: Aconcágua, Valle de Itata e Atacama.

Os Estados Unidos também possuem grande destaque na produção vinícola, especialmente na região da Califórnia, que é sua maior produtora e onde foram cultivadas as primeiras vinhas do país.

A Espanha é outro país com destaque entre os produtores de vinhos. A tradição, reputação e fama de seus vinhedos repercutiram pelo mundo, além de possuir a maior área cultivada em vinhedos do planeta. Suas regiões vinícolas mais famosas são: Rioja, Cataluña, Toro e Castilla y León.

A Argentina é um dos países latino-americanos que vêm adquirindo grande destaque na produção vinícola. O país possui clima, solo e vegetação que ajudam a produzir vinhos ricos em personalidade e robustez. Sua principal região vinícola é Mendoza.

O Brasil tem crescido cada vez mais na produção vinícola e merece uma posição de destaque, pela sua variedade de terroirs e capacidade de produção que permitem a produção de excelentes vinhos. A principal região produtora do país atualmente é a Serra Gaúcha.

Existem diversas outras regiões produtoras de vinhos no mundo, não é novidade que a bebida agrada todos os paladares. Para você, qual a melhor?