Conheça a Importância da Safra dos Vinhos

de Wine em Casa em May 18, 2022

Os bons apreciadores de vinhos sabem o quanto cada detalhe influencia nas características dos vinhos, desde o modo de cultivo, o tipo das uvas, os métodos de vinificação etc. A safra dos vinhos, particularmente, é muito importante para conhecer alguns aspectos sobre as bebidas, como o sabor, a qualidade e a longevidade da bebida.

As videiras possuem um ciclo anual que responde às condições climáticas da região onde as uvas estão plantadas. Essas condições afetam diretamente na qualidade da uva e, consequentemente, nas características do vinho. Em um ano de clima mais quente e seco, por exemplo, torna o vinho mais alcoólico, pois faz com que as uvas concentrem maior quantidade de açúcar. Já em épocas mais chuvosas, especialmente nos dias de colheita, a tendência é que a bebida produzida seja mais diluída.

Condições climáticas impactam completamente nas características das uvas, como taninos, frescor, potencial de guarda, entre outros aspectos, assim, vinhos produzidos com a mesma uva na mesma região, mas de safras diferentes podem apresentar características distintas notáveis a depender das condições climáticas de cada safra. Em safras consideradas ruins, por exemplo, os vinhos podem chegar a custar até 10 vezes menos que o valor de costume. Da mesma forma, safras consideradas excelentes podem refletir em um aumento expressivo no valor do vinho elaborado.

Existem, ainda, vinhos que não possuem informação da safra em seus rótulos. A falta de informação de safra no rótulo não significa necessariamente que a bebida seja de má qualidade, existem alguns produtores que utilizam uvas de safras distintas para a elaboração dos vinhos, como é o caso do champagne, além disso, a legislação quanto à informação de safras é muito distinta em diversos países, alguns não necessitam informar o ano no rótulo, em outros a safra indicada no rótulo pode corresponder à maior parte das uvas utilizadas na elaboração da bebida, e não à 100% das uvas utilizadas.

A qualidade da safra diz muito a respeito da natureza das uvas e, consequentemente, das principais características do vinho. Para saber a qualidade de cada safra é possível consultar tabelas online disponibilizadas em diversos canais de informação.