Como escolher um vinho para cozinhar?

de Wine em Casa em October 15, 2021

Você já planejou um jantar elaborado em sua cabeça, com bons ingredientes, reservado especialmente para um momento especial, mas na hora ficou na dúvida sobre qual vinho utilizar na hora de preparar sua comida? Pois bem, a maioria das pessoas chega nessa parte e desiste por não saber ao certo qual tipo de vinho deve ser utilizado e nesse post vamos te dar algumas dicas de como utilizar vinho para suas receitas. 

Diversos pratos suculentos e saborosos tem como ingrediente vinho, nossa regra de ouro de harmonização vale na hora de preparar aquela receita especial! Carnes vermelhas, combinam com vinhos tintos e carnes de aves ou peixes, vinhos brancos. 

Se sua receita será com pratos onde a carne vermelha será o principal ingrediente, procure utilizar vinho tinto de acidez moderada e de preferência que seja um vinho frutado, Pinot Noir e Merlot vão suprir suas expectativas e irão dar um toque especial em seu prato. 

Já para pratos de carne branca começando pelas aves, utilize vinho branco de casta Pinot Grigio que é um vinho leve e um pouco mais neutro. Para pratos onde os destaques são peixes ou frutos do mar, dê preferência para vinhos brancos de casta Chardonnay

Agora se seu prato será um delicioso risoto, utilize vinho branco seco que irá equilibrar a acidez de seu prato e torná-lo ainda mais suculento. 

E por fim, temos as sobremesas que também podem conter vinhos em suas composições. Para esses casos procure utilizar vinhos tintos suaves ou licorosos, que além de deixarem sua sobremesa ainda mais irresistível, irão dar um toque especial no paladar. 

Como sempre falamos, não tenha medo de experimentar! Utilizando as regrinhas certas e se aventurando, você irá se surpreender com as infinitas combinações de um bom vinho e um bom prato!