Cabernet Sauvignon, A Mais Famosa Uva Tinta

de Wine em Casa em December 13, 2021

A mais famosa das uvas tintas recebe ainda o título de “rainha das uvas tintas”. Cabernet Sauvignon, famosa em todo o mundo, é a responsável pela produção de alguns dos mais famosos e prestigiados vinhos de todo o mundo. A uva possui como característica principal a fácil adaptabilidade a solos de diferentes regiões, devido a sua casca que é mais grossa que as demais uvas viníferas. Graças a essa fácil adaptação a diferentes terroirs e condições climáticas, Cabernet Sauvignon pode ser cultivada em diversos países do planeta.
Não se sabe ao certo quando a vinificação de Cabernet Sauvignon se iniciou, pois seu primeiro registro ocorreu em Bordeaux, na França, no ano de 1850, no entanto, acredita-se que a uva já era utilizada na produção de vinhos desde o século 17, mas sendo conhecida por diferentes nomes.
Outra característica dessa famosa uva é sua maturação tardia, o que garante uma intensificação em suas propriedades, tornando seus aromas ainda mais concentrados. De acordo com o diferente terroir de cada região de produção, a uva pode adquirir características específicas em seu aroma e sabor, mas de maneira geral, é comum no aroma notas de cassis, amora, cereja, especiarias, aromas vegetais, menta e pimentão, e pode, ainda, apresentar notas de tabaco, bauniha, cedro e anis quando os vinhos são envelhecidos em madeira. Os vinhos elaborados a partir de Cabernet Sauvignon possuem coloração rubi intensa quando jovens e à medida que envelhecem vão adquirindo uma coloração com tons mais acastanhados. Normalmente, tendem a ser vinhos elaboradas com sabor intenso e marcante com notas frutadas, possuem tanino firme e uma acidez típica que pode perfeitamente ser harmonizada com pratos igualmente marcantes, como algumas carnes gordurosas, assados, massas ao molho bolonhesa, churrasco, risoto, polenta com ragu, patês condimentares e queijos duros, por exemplo. E se você não aprecia vinhos muito encorpados, existem diversos blends de Cabernet Sauvignon que possuem sabor mais discreto e suave, mas ainda evidenciando as características típicas dessa uva.