Brownie e Vinho: É Possível Harmonizar?

de Wine em Casa em April 22, 2022

Se você imagina que brownie e vinho é uma combinação impossível, tenho que dizer que você não poderia estar mais enganado! É claro que tudo é uma questão de escolher a opção certa de harmonização, afinal, essa é uma combinação realmente criteriosa, pois se a bebida escolhida não acompanhar bem o doce, a experiência pode ser realmente desagradável. Mas não há motivos para preocupação, a harmonização é, sim, criteriosa, mas com algumas dicas você poderá acertar em cheio e aproveitar uma deliciosa experiência gustativa.

Bom, como você já deve saber, o Brownie é um tipo de bolo muito popular que foi originado nos Estados Unidos. A grande particularidade do Brownie em relação aos demais bolos é sua textura macia com consistência úmida, de casca mais crocante e interior cremoso. A receita mais usual de Brownie é feita com chocolate amargo, mas também existem versões com chocolate branco ou baunilha (ou Blondies). Também é comum que sejam incorporados à massa ingredientes como nozes, castanhas e gotas de chocolates, a fim de proporcionar sabores distintos à receita. O ideal é que o Brownie seja servido ainda quente, e pode ser servido acompanhado de sorvete de creme e calda de chocolate ou caramelo.

Para harmonizar com esta saborosa sobremesa (considerando que o chocolate amargo seja o ingrediente principal), a melhor opção é, sem dúvidas, um Vinho do Porto. O estilo Tawny, especificamente, possui grande concentração de aromas, que combina com o intenso sabor do chocolate. Os Vinhos do Porto são os mais indicados por serem bastante encorpados e intensos em aromas. Estas características vão equilibrar o dulçor do Brownie, revelando uma harmonia agradável e saborosa entre alimento e bebida.

Já para harmonização com um Brownie de chocolate branco com castanhas, o ideal é optar por vinhos delicados e leves com boa intensidade aromática, para uma experiencia delicada e equilibrada no paladar.

Existem, ainda, receitas de Brownie de doce de leite, para harmonizar com esta sobremesa, opte por um espumante com aromas frutados e notas florais, que possa equilibrar intensidade e frescor.